terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A FIM DE GARANTIR QUE A CRIANÇA, INFANTO-JUVENIL ATINJA UMA ALTURA E PESO SAUDÁVEL, VOCÊ DEVE ENSINAR CERTOS HÁBITOS DE VIDA AO PRATICAR A PACIÊNCIA, MAS NÃO SÃO OS ÚNICOS FATORES INTERVENIENTES NO CRESCIMENTO INFANTO-JUVENIL DE CRIANÇAS, A GENÉTICA PARENTAL, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, EXERCÍCIOS, MEIO AMBIENTE E CORREÇÃO METABÓLICA (HORMONAL, EVENTUALMENTE;DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO; ENDOCRINOLOGIA-NEUROENDOCRINOLOGIA-FISIOLOGIA.

CADA CRIANÇA CRESCE EM UM RITMO DIFERENTE, PARANDO O CRESCIMENTO APÓS A PUBERDADE TER FINDADO E O PRINCÍPIO DA FASE ADULTA TER DESENCADEADO, JUNTO É ACOMPANHADO DE UM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO PRIVILEGIADO.
 

Seria interessante se uma professora (pedagoga) ao ter um aluno defasado em sua classe, verificasse antes de puní-lo, em sendo um aluno que não acompanha seus coleguinhas no aprendizado de conteúdo ou um aluno disperso, mas inteligente naquela fase presente, pode não ser um problema comportamental ou educacional simplesmente. No caso do não acompanhamento de conteúdo, não é raro a deficiência neuroendocrinólogica (metabólica), o que cria um problema bastante frequente, pois, se o aluno (a), apesar de a idade cronológica ser por volta de 11 anos, existe um fator vital que dá curso a essa defasagem, isto é, o comprometimento da abstração; na terminologia filosófica, a abstração é o processo de pensamento onde as idéias são distanciadas dos objetos. A abstração usa a estratégia de simplificação, em que detalhes concretos são deixados ambíguos, vagos ou indefinidos, assim uma comunicação efetiva sobre as coisas abstraídas requerem uma intuição ou experiência comum entre o comunicador e o conteúdo da comunicação. Isso é verdade para todas as formas de comunicação verbal/abstrata. Por exemplo, muitas coisas diferentes podem ser da cor vermelha. Da mesma forma, muitas coisas podem estar sobre superfícies. A propriedade de "o quanto vermelha" e a relação sobre ou não, são, portanto, abstrações desses objetos. Portanto, se o cérebro não esta amadurecido para entender a tempo e a hora sobre como deduzir o efeito de uma abstração significa ou defasagem negativa do amadurecimento neural, pois nesta idade em geral todas as crianças, infanto ou juvenil passam a compreender o que é uma abstração. 
Outro exemplo é a compreensão de uma piada e seu entendimento subjetivo, ou uma fábula com uma determinada lição de conteúdo, e assim por diante. Nesta condição é indicada a prevenção, vista que, este problema pode ser retroativo, portanto, deve-se procurar um endocrinologista, neuroendocrinologista ou mesmo um neurologista, para orientar as psicopedagogas comportamentais educacionais e assim ajudar o aluno(a) criança, infanto-juvenil a evoluir em seu aprendizado com um diagnóstico correto e apropriado. Como podemos perceber a maquinaria neurológica e neuroendócrina além de perfeita é de extrema eficiência, seja em fases precoces da vida como crianças infanto-juvenis ou adolescentes e é claro no adulto também. De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos. Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre à percepção. É, portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória. Para podermos entender melhor o sistema sensorial devemos considerar que, o sistema sensorial é a parte do sistema nervoso responsável pelo processamento de informações sensoriais. O sistema sensorial consiste nos receptores sensoriais, nos neurônios aferentes, e nas partes do cérebro envolvidas no processamento da informação. Os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram, em outras palavras, são as traduções do mundo físico para a mente. 
 Os mais conhecidos são cinco sentidos: a visão, audição, tato, paladar e olfato, mas é consenso na comunidade científica que os seres humanos possuem muitos outros mais. Não há, porém, acordo na quantidade, pois isso depende da definição não muito sólida do que constitui um sentido. Portanto, se deseja uma prole saudável e inteligente, considere a prevenção de qualquer fator anômalo em seus filhos, seja criança, infanto-juvenil ou adolescente, pois você pode ter uma criança normal que parece defasada intelectualmente e não é, ou um pseudo “gênio” adiantado em sua idade metabólica embora cronológica normal, que na verdade poderá ser um futuro anão por estar com puberdade precoce como exemplo.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611


Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Crescimento e altura há muito são reconhecidos como uma avaliação de saúde do indivíduo desde a fase infantil, infanto-juvenil...
http://baixaestaturaecrescimento.blogspot.com

 
2.Na passagem da infância para a adolescência é um período crítico onde fatores externos, principalmente a alimentação e exercícios físicos têm grande efeito sobre o crescimento...
http://especialistacrescimento.blogspot.com


3. A saúde da mãe durante toda a sua vida, especialmente durante a gravidez desempenha um papel importante...
http://baixaestaturaecrescer.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil; Steinberg, L. (1993). Adolescence (3rd Ed.). New York: MacGraw-Hill; Youth... those persons between the ages of 15 and 24 years." (n.d.) Frequently Asked Questions Youth at the UN website; Estatuto da Criança e do Adolescente (al. verkürzte Pubertät) em: Lazarsfeld, P. F. (1931). Jugend und Beruf. Jena: Fischer; (al. gestreckte Pubertät) em: Bernfeld, S. (1923). Über eine typische Form der männlichen Pubertät. Imago, 167-188; Backes, H. & Stiksrud, A. (1985). 'Gestreckte' versus 'verkürtzte' Pubertät in Abhängigkeit vom Bildungsstatus: Normative Entwicklungsvorstellungen von Jugendlichen. Em D. Liepmann & A. Stiksrud (Hrsg.) Entwicklungsaufgaben und Bewältigungsprobleme in der Adoleszenz (pp. 190-200). Göttingen: Hogrefe; Weber, E. (1987). Generationskonflikte aus (erwachsenen-)psychologischer Sicht. München: Verlag Ernst Vogel; Keating, D. P. (1990). Adolescent thinking. Em S. S. Feldman & G. R. Elliot (eds.), At the threshold: The developing adolescence (pp. 54-89). Cambridge, MA: Harvard University Press; Steinberg, L. (1993). Adolescence (3rd. ed.). New York: McGraw-Hill; Rice, F. P. (1975). The Adolescent. Development, relationships, and culture. Boston: Allyn & Bacon; Schmid-Tannwald, I. & Kluge, N. (Hrgs) (1998). Sexualität und Kontrazeption aus der Sicht der Jugendlichen und ihrer Eltern. Eine repräsentative Studie in Auftrag der BZgA. Köln: BZgA; Graber, J. A. et al (1997). Is psychopathology associated with timing of pubertal development? Journal of the American Academy of Child and Adolescence Psychiatry, 36, 1768-1776; Silberreisen, R. K. & Kracke, B. (1993). Variation in maturational timing and adjustment in adolescence. Em S. Jackson & H. Rodriguez-Tomé (Ed.) Adolescence and its social worlds (pp. 67-94). East Sussex: Erlbaum.



Contato:
Fones: 55 (11) 2371-3337 / 5572-4848/(11)9.8197-4706 TIM ; 
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002. 

email: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Van Der Häägen Brazil 

www.vanderhaagenbrazil.com.brhttp://drcaiojr.site.med.br  
http://dracaio.site.med.br

Google Maps:
 
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie =UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t = h&z=17